Google
 

Cores na Nossa Vida

Publicado a 12 de Fevereiro de 2008 por admin | Publicado em Truques de Beleza. |


As cores têm simbolismos e significados que vão além de luz e pigmentos. É imprescindível entender como os olhos e a mente percebem certas cores e os significados associados a cada uma delas.

O termo combinar ou harmonizar parece muito agradável, mas é importante perceber que em alguns casos as cores se combinam mas podem ficar com um aspecto desbotado, apagado (amarelo + verde), ou escuro demais (azul + violeta).

O contraste é óptimo para fazer impacto mas algumas combinações de cores opostas podem tornar-se vibrantes e cansativas.

O termo “chocante” embora pareça forte, pode funcionar muito bem em conjuntos mais ousados, tudo depende da quantidade de cor e como ficam dispostas no trabalho.

As diferenças entre duas cores semelhantes fica mais evidente quando colocadas juntas, separadas elas podem parecer a mesma cor.

AZUL
- Azul é uma das cores mais admiradas pelas pessoas.

- O efeito frio e tranquilo do azul causa a impressão de fazer o tempo passar mais rapidamente e pode ajudar a dormir, por isso é uma boa cor para pintar paredes em quartos e áreas de relaxamento. No entanto, excesso do azul pode deixar uma impressão de umidade e isso causaria desconforto.

- Azul transmite confiança e seriedade sem ser sombrio ou sinistro. A maior prova disso é o fato dele ser quase padrão nos ternos de executivos nas grandes corporações e também em carros e uniformes da polícia. Quando em tons mais escuros é associado a inteligência, a experiência, a estabilidade e ao conservadorismo.

- Um fundo em azul bem vivo ou azul-celeste transmite riqueza e algumas vezes um toque de superioridade.

- Da mesma forma que ao vermelho atribuímos o extremo das emoções fortes, o azul representa o extremo dos sentimentos leves.

- Em muitas culturas o azul tem significados religiosos, está relacionado a paz e pureza e algumas vezes é atribuída a ele a capacidade de afastar maus espíritos. No Irão, o azul é a cor de luto e noutros países árabes é a cor da tradição nupcial representando o amor.

- Combinar uma cor clara ou neutra, bege, por exemplo, com o azul escuro transmite confiança e sinceridade.

- Combinações de azul e verde remetem a qualidade de vida e estão directamente relacionadas com a saúde e com a natureza. Adicione um pouco de cinza e você terá ecologia com um toque de sofisticação.

- Combinando o azul celeste com tons claros de marrom ou bege também conseguimos um conjunto com conotações de natureza.

- Utilize o azul para esfriar um conjunto de cores quente com tons de vermelho ou laranja. Mas essa combinação é perigosa pois pode ficar escura e causar sensações estranhas. Lembro também que o uso de alguns tons de vermelho ao lado do azul pode causar efeitos de ilusão de óptica deixando uma “faixa cinza” entre as duas cores.

- Use contrastes de azul e amarelo para atrair a atenção, mas cuidado pois também pode se tornar gritante e consequentemente cansativo.

- A combinação do azul com branco é extremamente refrescante principalmente utilizando o azul marinho (originando uma combinação náutica).

- Sugiro o azul escuro com toques de prata para uma aparência elegante e rica.

- Embora o azul seja directamente relacionado ao Inverno, pode ser relacionado também com a primavera, quando usado em tons pasteis junto com cor-de-rosa ou amarelos pálidos.

- Gradientes subtis de azul trazem um pouco de sofisticação sem perder o conservadorismo, e isso fica mais evidente se adicionarmos o bege e outras cores neutras e claras.

AMARELO
- O amarelo é a luz do sol, e como tal, quando muito forte, cansa e fere os nossos olhos. Transmite um efeito de aquecimento, estimula a actividade mental e é frequentemente associado à alimentação.

- É uma cor quente, e assim como o vermelho tem simbolismos bem discordantes: por um lado denota felicidade e alegria, por outro é a cor da covardia e da mentira.

- Funciona melhor como cor complementar.

- Use o amarelo brilhante para criar impressão de animação, principalmente com o vermelho ou com o laranja bem forte e brilhante.

- Pode usar o amarelo para dar vida a uma paleta de cores de azul ou cinza.

- Tons de amarelo mais pálido podem “trabalhar” ao lado de cores mais escuras.

- Misture amarelo, cinza e preto para um ar de alta tecnologia.

- O amarelo causa um falso efeito de ampliação nos ambientes, então se você tem pouco espaço e muito conteúdo o amarelo pode ser um grande truque.

- O amarelo possui maior velocidade cromática, portanto chega mais rapidamente à retina.

- É uma boa opção quando relacionado com crianças.

- É uma cor espontânea, o que pode aparentar instabilidade, então evite usá-la quando o objectivo for demonstrar estabilidade e segurança.

- O Amarelo tende a desaparecer no branco, então normalmente requer uma cor mais escura para destacá-lo.

- Nos países de língua inglesa, o amarelo tradicionalmente foi associado a covardia.

- Na mitologia Hindu acredita-se que o amarelo tem o poder de influenciar o intelecto. Na Coréia do Sul é associado ao ciúme. Na cultura chinesa, amarelo é associado a realeza, como no sudeste da Ásia. O termo “sorriso amarelo” na cultura árabe é um sorriso de ingenuidade. Nas demais culturas é usado quando uma pessoa tenta esconder alguma emoção como falta de interesse, temor, etc. Há também o termo francês “rire jaune” (“gargalhada amarela”) usado quando você ri sem achar graça de uma piada ou quando ela é dirigida a você.

- Um estudo da Universidade de Chicago alega que o amarelo é a cor mais facilmente vista a distância.

- O excesso de amarelo pode ser perturbador pois é a tonalidade mais difícil para o olho processar e ver.

- Estimula a memória, por isso muitos cadernos de recados e blocos de anotação são amarelos.

VERMELHO
- O vermelho é uma cor emocionalmente carregada.

- Cuidado porque é uma cor boa para destacar o que quer que seja.

- Pode ser visto como o oposto da cor azul que incorpora um estilo mais tradicional e conservador.

- A cor vermelha é muitas vezes associada à inovação, mas uma inovação que se aproxima da rebeldia, que afasta tudo o que é tradicional e conservador.

- No Oriente é relacionada com aspectos positivos como celebrações de paz e boa sorte na China e pureza espiritual na Índia.

- Numa casa, na forma de vestir, não se esqueça que é a primeira cor que se observa.

- Tendo em conta a sua ligação com o amor, paixão e sensualidade, se quiser chamar a atenção de alguém intimamente ligado a si já sabe que pode apostar num batom vermelho, num vestido vermelho ou numas unhas vermelhas. Mas não se esqueça: cuidado com os exageros!

- Evite o uso do azul e do vermelho simultaneamente, pois são cores que têm diferentes profundidades de foco e a sua visualização conjunta torna-se um processo fatigante para o olho humano e também pode criar ilusões de óptica.

ROSA
- Simboliza amor e beleza.

- Tende a trazer calma e suavidade, e é sinónimo de elegância.

- Usando a cor rosa para transmitir elegância consegue-se um efeito atraente e descontraído, diferente do conceito sério e sóbrio.

- Torna-se muito atraente visualmente quando usado com cinza, por isso é uma das combinações mais comuns.

LARANJA
- Foi considerada “a cor da década” nos anos 90.

- A elegância e jovialidade estão muito relacionadas com esta cor.

- O seu caráter quente e estimulante inspira entusiasmo e faz com que os dias monótonos sejam carregados de energia.

- É uma cor que possui muito poder. Agrega a luminosidade e alegria do amarelo à excitação e vibração do vermelho.

- Transmite a sensação de um ambiente convidativo e amigável, mantendo um nível de profissionalismo e seriedade (no caso de se aplicar a um meio mais formal/profissional).

- Simbolicamente, o laranja, representa a prosperidade, a fartura de frutos e o Sol.

- Pode reflectir uma atitude autoritária ou esmagadora como efeito colateral, podendo ser ligada ao exibicionismo.

- As vibrações negativas do laranja estão associadas com descontentamento, melancolia e tristeza.

- A energia da cor laranja faz com que as pessoas se soltem e se sintam mais confortáveis.

CINZENTO
- Em relação a esta cor é mais fácil falar do que ele não é do que falar do que ele é.

- Não é arrojado, nem poderoso, nem intenso.

- É mais uma falta de cor do que uma cor em si.

- Não é uma cor quente nem fria, mas pode ser usada das duas formas dependendo apenas da sua combinação.

- O mais comum é estar acompanhado por cores frias ou neutras principalmente o preto.

- Utilizada com outras cores faz com que essas outras cores se sobressaiam, ajudando o destque da peça de roupa ou do elemento “colorido”.

- O cinzento está ligado à tecnologia, ao moderno, inovador, elegâmcia, chique, conservador…

VERDE
- Simboliza principalmente natureza e ambiente.

- Geralmente é uma cor associada a dinheiro.

- Transmite suavidade e segurança

- Estimulante, mas com pouca força sugestiva, esta cor oferece uma sensação de repouso.

- A energia do verde reflecte participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação.

- Atenua as emoções, facilita o raciocínio correcto e amplia a consciência e compreensão.

- É a imagem da segurança e da protecção e cria um ambiente propício para tomar decisões.

- A cor verde é particularmente benéfica para o sistema nervoso simpático e é usada em tratamentos de cromoterapia para a cura em geral, equilibrando e recuperando as células. Daí ser tão sugerida para a pintura das paredes do quarto de dormir.

- Produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado correctamente.

PRETO
- O Preto absorve todas as cores. Ele cria barreiras de protecção, uma vez que absorve toda a energia que vem na sua direcção.

- Positivamente, comunica clareza absoluta, sofisticação e excelência. Cria uma percepção de peso e de seriedade.

- Negativamente, o preto é essencialmente uma ausência de luz e pode, por isso, ser assustador.

- Reflecte poder. É quase tão poderoso quanto o vermelho, mas de uma maneira diferente.

BRANCO
- Pureza, calma…

- Quando quiser anular ou “acalmar” alguma cor muito forte junte com a cor branca.

- É uma cor que dá bem com todas as cores.

- Revela limpeza.

- Fica bem em qualquer tipo de peça de roupa, mas cuidado quando colocada nos pés. Sapatos brancos têm que ser cuidadosamente escolhidos.

- Coloque esta cor em toda a casa para contraste e para leveza das divisões.

MISTURA DE CORES
- Trabalhar várias cores numa só “tela”, seja ela a sua casa, o seu ecritório ou mesmo a combinação de cores da sua toilette, tem um peso muito grande.

Por um lado pode representar auto-confiança e orgulho, mas por outro pode ser uma demostração de prepotência.

- Sem dúvida que transmite alegria, mas tem que se saber utilizar bem as cores e a conjugação.

Algumas combinações de cores:

Cores calmantes ou frias
- Tendem a ter um efeito tranquilo e suave; são cores impessoais, mas também confortam e nutrem. Azul, verde, branco e cinza são bons exemplos de cores calmantes.

- Combine azuis e verdes para uma paleta de cor com toque natural e aspectos aquoso que remetem a qualidade de vida

- Pode sempre aquecer um conjunto de cores frias com o acréscimo de uma cor quente, como vermelho ou laranja. Se quiser aquecer um conjunto de cores frias sem fugir dos tons de azul, utilize um tom mais intenso com um toque de vermelho (mas não violeta nem escuro demais).

- Cores frias têm um destaque menor do que as cores quentes e se você acrescenta uma cor quente tem que lembrar que ela tende a atrair toda a atenção, por isso muito cuidado, principalmente se optar pelo vermelho.

Cores empolgantes ou quentes
- Aparentam movimento; podem transmitir alegria, juventude ou até mesmo raiva e trazem sentimentos que vão do optimismo à violência. Ex vermelho, amarelo ou laranja.

- Um toque de cor fria pode ajudar a reduzir a intensidade das emoções de uma paleta de cores quentes, e uma cor quente num tom mais claro como um rosa, um amarelo ou um pêssego, por exemplo, pode empalidecer.

- Cores quentes parecem sempre aproximar-se enquanto as cores frias parecem mais distantes do que são realmente, por isso, em casa, cuidado com o espaço (pois as cores quentes diminuem o espaço)

Variáveis
- São cores que possuem atributos de ambas as cores: quentes e frias; podem acalmar ou animar de acordo com o contexto e as combinações onde são utilizadas. São normalmente derivadas da mistura de uma cor quente e uma cor fria como o Violeta (Azul + vermelho) ou o Verde (azul + amarelo).

- Uma mistura de azul e vermelho cria tanto fundos de violeta intenso quanto tons de lavanda com a capacidade de empalidecer.

- Sombras de verde com um toque turquesa ou chá podem aquecer (se a base mais forte for o amarelo) ou esfriar se for o azul.

-Alguns tons de creme e bege evocam ao mesmo tempo frio e calor.

Unificadoras ou neutras
- Cores como preto, branco, cinza, e marrom são perfeitas para fundos, servem para unificar paletas de diversas cores, e também são frequentemente (e muito bem) usadas como cor base.

- O preto, o dourado, o bronze e alguns tons de beges são consideradas quente. Enquanto branco, marfim, prata, e cinza são cores frias. Mas estes atributos quentes e frios são flexíveis e mais subtis do que nos casos de azuis e vermelho, por exemplo.

- Ajudam a dar foco noutras cores ou a moderar aquelas que contrariamente dominam.

No ocidente algumas cores já são imediatamente assimiladas às suas características no contexto social:
· Vermelho: perigo, alerta, quente, excitante, paixão, sexo
· Azul: masculino, frio, calmo, confiável, estável
· Branco: pureza, honestidade, frio
· Pastel: feminino, sensibilidade, delicadeza, cálido
· Laranja: emocional, positivo, jovem
· Negro: densidade, seriedade, morte, autoridade, poder, estabilidade
· Rosado: feminino, cálido, jovem
· Verde: natureza, conforto, positivo (esperança)

Comentários

2 Respostas a “Cores na Nossa Vida”
  1. Lucio diz:

    o blog ajudou-me muito a fazer um trabalho para o sighificado das cores, está muito bem organizado

Tem algum comentário acerca de “Cores na Nossa Vida” ?

Tem que estar com a sessão iniciada para poder publicar um comentário.