Google
 

Meditação

Publicado a 30 de Maio de 2009 por admin | Publicado em Truques de Boa Forma. |

- A seguir preste atenção aos músculos sobre o nariz. Se sentir que estão tensos, faça com que relaxem e se suavizem.

- Agora preste atenção no seu olho esquerdo. Examine a sua sobrancelha, a região acima do olho, a pálpebra, os músculos em torno do olho… Examine as sensações nesta área e procure desmanchar qualquer tensão, suavizando esses músculos. Depois faça o mesmo com o seu olho direito.

- “Vá” agora para o lado esquerdo do seu rosto, percorrendo-o suavemente, da área debaixo do olho até o maxilar, observando todas as sensações e desmanchando as tensões, relaxando. Faça o mesmo para o seu lado direito.

- Agora em torno da boca: foque-se no lábio superior e em seguida no lábio inferior, língua…Abra um pouco os lábios e relaxe qualquer tensão.

- Vamos para o seu queixo: deixe cair ligeiramente o maxilar e vá relaxando os músculos em torno dele.

- Examine toda a área do couro cabeludo, desde a área acima da testa até a base do pescoço, percorrendo de um lado para o outro, examinando e registando todas as sensações.

- Agora em torno do pescoço, examinando toda a região da garganta até a coluna vertebral nas costas, de um lado e do outro, prestando especialmente atenção nos músculos da parte posterior do pescoço. Relaxe as tensões que existem aí soltando esses músculos.

- Foque-se em seguida nos seus ombros, a parte de cima do ombro… os lados… descendo até aos cotovelos, e dos cotovelos aos pulsos. Tome consciência de toda as sensações livrando-se das tensões.

- Percorra a parte de cima das suas mãos, em seguida passe para a palma das mãos, cada dedo, dedique um tempo extra aos seus polegares… Solte-se e relaxe deixando os músculos amaciarem.

- Preste atenção à zona logo abaixo do pescoço, nas suas costas. Solte os músculos em torno das omoplatas deixando os ombros caírem um pouco à medida que a parte superior das costas e pescoço também relaxam.

- Agora preste atenção à parte inferior das costas sentindo todas as tensões, deixando os músculos se soltarem… relaxando.

- Percorra o seu peito de um lado ao outro, do pescoço até ao ventre. Ponha todo o ar para fora e depois inspire com força, mandando o ar para o ventre, sentindo o ventre subir e esticar e expire completamente, fazendo o ventre relaxar. Volte então à respiração normal.

- Desça até à virilha e a região pélvica e examine as sensações, relaxando. Continue até às suas coxas, e registe o que sente aí soltando os músculos. Foque-se de seguida nos seus joelhos, percebendo as sensações na junta e soltando os músculos em volta do joelho.

- Continue a descer pela barriga das pernas até a canela… até o tornozelo. Registe as suas sensações e suavize os músculos.

- Agora o pé direito, com todos os seus ossos, sentindo a planta do pé… os lados… a parte de cima… cada dedo… livrando-se de toda a tensão.

- E agora, com a sua mente, percorra e examine todo o corpo, tome consciência dessa sensação de leveza e liberdade, dessa sensação de paz e de serenidade.

- Se ainda encontrar algum ponto de tensão no seu corpo, solte e relaxe esses músculos.

- Fique alguns momentos nesse estado de paz, de serenidade, de calma, e, quando quiser, abra os olhos.

- Agora pegue num objecto qualquer que esteja perto de si e segure-o com os braços estendidos à frente. Procure agora reduzir o excesso de tensão muscular, relaxando o que for possível no braço e na mão enquanto continua a segurar o objecto.

- Algumas situações quotidianas em que se pode aplicar o princípio de relaxar na postura: enquanto espera no trânsito que o sinal passe de vermelho para verde, ao tomar um café, à refeição, ao adormecer, a ver televisão, a ler, enquanto está ao computador… Se tiver uma postura cuidada e relaxada nestas alturas do seu dia vai notar diferença quando chegar à hora de acordar.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

- Para além de uma tranquilidade irrepetível, a meditação confere-lhe um poder e uma motivação desigual – sentir-se-á capaz de fazer qualquer coisa, de ir mais longe, de concretizar qualquer objectivo.

- Vai sentir-se mais feliz e mais tranquila.

- Meditar dá-lhe força e saúde: relaxa o seu corpo e mente reforçando ainda o seu estado psicológico e emocional, tornando-se extremamente benéfico para aprendermos a lidar com todos os problemas e obstáculos que enfrentamos no nosso dia-a-dia.

- Equilibra a frequência cardíaca e diminui a tensão arterial.

- Potencia as sessões de exercício físico, pois com corpo, mente e espírito fortalecidos só lhe vai trazer vantagens na hora de ir para o ginásio ou de fazer o seu jogging matinal.

- As noites de sono vão parecer mais refrescantes, vai conseguir adormecer mais rapidamente e acordará descansada e re-energizada.

- Ao ter alguns momentos silenciosos para si todos os dias vai sentir-se mais feliz e tranquila, vai ter a motivação necessária para cuidar de si e manter-se em forma, vai descansar convenientemente e vai fortalecer o seu estado de saúde. O resultado? Muito menos stress.

- A meditação reduz significativamente a ansiedade, tornando a respiração equilibrada e profunda.

- Enxaqueca, constipações e recuperação pós-operatório também podem ser beneficiados com a meditação.

Comentários

Uma Resposta a “Meditação”
  1. Palavras de Osho diz:

    Belíssimo blog!

Tem algum comentário acerca de “Meditação” ?

Tem que estar com a sessão iniciada para poder publicar um comentário.